PROJETOS EDUCACIONAIS e SOCIAIS

À frente da OSB de junho 2011 a março de 2019 através da Artemundi Produções Culturais, Pablo Castellar realizou diversas ações educacionais e sociais, entre elas:

Orquestra em Cartaz
Mapa informativo sobre os instrumentos e suas famílias como parte integrante do livreto educacional da OSB voltado para o público infanto-juvenil dos nossos Concertos da Juventude e participantes do programa Orquestra em Sala. 2015 à 2019




2014



2013



2012



2011



Programa Orquestra em Sala

O Programa Orquestra em Sala foi uma parceria da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira com a Secretaria Municipal de Educação e o Conservatório Brasileiro de Música que se aliava ao trabalho de sensibilização à música desenvolvido no ciclo escolar básico. Com o programa, a Fundação OSB possibilitou oportunidades para que a música de concerto alcançasse novos públicos e contribuia para o processo de formação dos ouvintes e cidadãos do futuro.

O programa se estruturou em duas etapas complementares, que eram pré-requisitos para participação plena da escola na iniciativa.

1. Encontro presencial pré-concerto: o encontro visava a oferecer conteúdos relativos ao repertório a serem trabalhados pela OSB previamente com as crianças em sala de aula. Eram distribuídos gratuitamente materiais didáticos de apoio. Para estes encontros, a escola indicava, no mínimo, um profissional participante e, no máximo, três.

2. Concerto da Juventude. Neste concerto, eram contempladas todas as escolas participantes com um ônibus de 45 lugares para o trajeto escola – Theatro Municipal – escola, no domingo pela manhã, e um lanche simples para as crianças. Os professores recebiam o roteiro completo no primeiro encontro pré-concerto. Cada grupo de 10 crianças era acompanhado por um responsável.

Objetivos
• Aproximar crianças e adolescentes em idade escolar ao universo da música sinfônica, apresentando o repertório tradicional ocidental e demais repertórios

• Incentivar a formação do gosto pela música de concerto e a percepção musical em cada aluno, por meio de um trabalho que estimule sua criatividade e aprimore sua capacidade crítica.

• Compartilhar diversas práticas de ensino musical presentes nas escolas

• Fomentar a postura crítico-reflexiva dos educadores perante a importância da Educação Musical no âmbito escolar, suas particularidades e o papel de cada um neste contexto.

• Apresentar às crianças os instrumentos da orquestra e incentivar a prática musical dentro e fora das escolas

Todos os participantes que obtem 100% de presença no programa recebem certificados. Os certificados são reconhecidos pelas seguintes instituições: Fundação OSB, Secretaria Municipal de Educação e Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário.






Link Up

O Link Up é um programa de formação musical desenvolvido pelo Weill Music Institute do Carnegie Hall. A iniciativa convida alunos e professores do Ensino Fundamental a explorarem o repertório orquestral ao longo de todo o ano: os alunos cantam e tocam flauta doce, aprendendo conceitos musicais básicos e compondo as suas próprias músicas. O Link Up A Orquestra em Movimento oferece materiais completos para alunos e professores, e culmina em um concerto interativo com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no qual os alunos tocam flauta no repertório trabalhado durante o ano, de seus lugares na plateia. Objetivos
A música se move sob todos os pontos de vista. A melodia, o ritmo e a harmonia mudam, transformam-se e desenvolvem-se. Através do repertório do Link Up A Orquestra em Movimento, de atividades práticas e da performance interativa final com a Orquestra Sinfônica Brasileira, os alunos descobrem como a orquestra se movimenta e como a música nos move. Os alunos:
- interpretam, cantam e tocam flauta doce; - analismr e interpretam como a música se move através de motivos, direção melódica, graus conjuntos e saltos, dinâmicas e orquestração; - conectam-se com a orquestra e explorar os instrumentos, naipes e orquestrações; - compõem e escreverm músicas novas; - desenvolvem a criatividade e criam uma relação pessoal com a música. Etapas
Para o desenvolvimento do programa, a Fundação OSB oferece dois workshops para os professores participantes, com o objetivo de compartilhar a metodologia necessária para a realização do programa. Cada professor desenvolve o programa em sua sala de aula de acordo com o seu planejamento pessoal.